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Ateísmos e irreligiosidades – Tendências e comportamentos

R$40,00

LIVRO
  • Autor: Edenio valle (ORG)
  • Editora: Paulinas
  • Coleção: temas de religiao
  • Edição: 1
  • Qtd. Páginas: 234
  • Isbn: 9788535643688
  • Código Estoque: 207838A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes. Folha de rosto: com manchas de oxidacao. Páginas: conservadas..
  • 1 em estoque

    Peso 394 g
    Dimensões 14 × 21 × 3 cm
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    A sociedade atual está organizada a partir das ciências e das tecnologias e por um modo de vida centrado na satisfação imediata dos desejos de cada indivíduo. A tecnociência explica e resolve quase tudo. As práticas de consumo satisfazem quase tudo. Nesse contexto, muito já se perguntou pelo papel da religião e da fé. A sociedade satisfeita e bem informada ainda precisa da religião? A fé vai desaparecer das vidas individual e coletiva? Não ter religião significa ser ateu? O futuro coerente da humanidade é o ateísmo? O ateísmo é o oposto da fé? As respostas a essas perguntas podem ser retiradas da vida prática e de explicações teóricas. Os dados censitários revelam o decrescimento gradativo dos que afirmam praticar alguma religião, tanto no mundo quanto no Brasil. As teorias associam esse decréscimo aos processos de modernização das sociedades. Diante desse quadro, o presente livro busca mapear os conceitos de ateísmo e irreligiosidade em autores que os explicaram e também, em alguns casos, os indicaram como tendência a ser adotada pelo homem moderno, regido pela lucidez da razão. Os autores são psicólogos e abordam as temáticas a partir dessa perspectiva. Os estudos que compõem a presente coletânea nasceram do Grupo de Estudos de Psicologia da Religião do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião da PUC-SP. O objetivo imediato do presente volume é apenas o de fazer um estudo preliminar que capte e descreva aspectos fundamentais da crise de identidade vivenciada pelos que se declaram “sem religião” e/ou “sem Deus”. As abordagens feitas a partir da psicologia social da religião visam oferecer aos estudiosos da religião no Brasil uma visão de conjunto que facilite futuras pesquisas sobre as “novas” modalidades de não religiosidade que estão se configurando na atual sociedade e cultura brasileiras e mundial. O tema estudado é de grande atualidade e a perspectiva adotada pouco trabalhada no contexto científico brasileiro.

    SKU: 281926Categorias: Livros, ReligiãoLoja: Loja Centro
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