Peso | 563 g |
---|---|
Dimensões | 16 × 23 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Historia E Historiografia Da Educacao No Brasil
R$200,00
- Autor: Cynthia Greive Veiga / Thais Nivia De Lima E Fonseca (orgs.)
- Editora: Autentica
- Qtd. Páginas: 287
- Isbn: 9788575261088
- Código Estoque: 194319A
1 em estoque
Este livro é resultado das reflexões de pesquisadores e professores de História da Educação associados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e ao Centro de Alfabetização e Leitura (CEALE), ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tendo como campo de investigação comum a historiografia de educação, essas discussões estão organizadas em três partes: abordagens teórico-metodológicas da historiografia na produção da educação como objeto (história cultural e história política) e abordagens conceituais possíveis para a investigação da história da educação (cultural escolar e escolarização); interfaces entre história da educação e outros campos do conhecimento (ciência e psicologia); e perspectivas teórico-conceituais na pesquisa de diferentes temas da educação (manuais escolares, Infância, alfabetização e educação física). Os autores mostram, a partir dessas investigações, o quanto é importante o processo da educação para que se possa ampliar a compreensão das formas como – em tempos e espaços distintos – diversas sociedades se organizaram social, cultural e politicamente; suas contribuições para se fazer, contar e estudar a história e a compreensão de suas espeficidades e diferenças no tempo. Portanto, segundo os autores, é possível probelmatizar a educação em diferentes tempos históricos, em espaços escolares ou não, baseando-se em diferentes temas (o corpo, o aluno, a leitura, as disciplinas escolares, a cidade, intituições, métodos de ensino, estatística, ofícios, materiais escolares, saberes…), em diferentes sujeitos (a criança, a mulher, o negro, o aluno, o professor, os dirigentes escolares…), de difrentes fontes documentais (imprensa, periódicos, relatórios oficiais, correspondências, manuais escolares, inventários, livros de leituras, imagens…) e em diferentes abordagens teórico-culturais. Tendo como característica a centralidade nas discussões teóricas e análises conceituais, este livro é dirigido a