Peso | 235 g |
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Dimensões | 3 × 17 × 24 cm |
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Pilatos e Jesus
R$40,00
- Autor: giorgio agambem
- Editora: Ufsc / boitempo
- Tradução: silvana da gaspari / patricia peterle
- Qtd. Páginas: 78
- Isbn: 9788575594148
- Código Estoque: 380374A
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A profissão de fé cristã contém um único nome próprio (ao lado daqueles de Jesus e da virgem Maria) que é totalmente estranho ao seu contexto teológico: o do pagão Pôncio Pilatos. Figura inusitada na liturgia cristã, e segundo Nietzsche ‘a única dos Evangelhos que merece respeito’, Pilatos é o autor de frases memoráveis, como ‘O que é a verdade?’, ‘O que escrevi, escrevi’ e o fastídico ‘Ecce homo, eis o homem!’, pouco antes de entregar Jesus ao suplício.Por três meses o filósofo Giorgio Agamben se viu na urgência de interromper todas suas atividades acadêmicas para mergulhar intensamente no enigma do julgamento de Jesus Cristo, sob a figura misteriosa de Pilatos. É a figura de Pilatos, lembra, que assegura o caráter histórico da paixão de cristo: trata-se de um personagem de carne e osso – talvez o único verdadeiro dos Evangelhos. Mas, Agamben prossegue, Pilatos é também algo menos e, ao mesmo tempo, muito mais que isso: um homem do qual conhecemos as hesitações, o medo, o ressentimento, o sarcasmo, as suscetibilidades, a hipocrisia…Neste breve e contundente ensaio Agamben mostra como, no encontro fugaz entre Pilatos e Jesus estava em jogo um evento enorme e inédito, para além do drama da paixão e da redenção. Neste encontro irreconciliável entre o ‘mundo dos fatos’ e o ‘mundo da verdade’, provoca Agamben, como nunca em outro lugar na história do mundo, a eternidade cruzou a história em um ponto exemplar. O temporal foi atravessado pelo eterno.Desdobrando esta recíproca perfuração entre os dois mundos – história e eternidade, sagrado e profano, juízo e salvação – situada no âmago da religião cristã que a modernidade secularizou, Agamben nos remete aos mais candentes impasses da contemporaneidade. A pergunta chave que Pilatos e Jesus desvenda é: por que o cruzamento entre o humano e o divino, o histórico e o a-histórico, tem a forma de um processo? E que processo é esse? O que é, afinal, um processo sem juízo? E o que é uma pena (neste caso, a crucificação) que não