desde 1987

maracá gibão e viola – poetas xukuru criando o sertão da poesia

R$85,00

LIVRO
  • Autor: Lindoaldo Campos
  • Editora: Ideia
  • Qtd. Páginas: 669
  • Isbn: 9786556084725
  • Código Estoque: 335085A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes nas extremidades. Folha de rosto: com dedicatoria. Páginas: conservadas.. Com Oxidação na Lateral do Miolo. Nada que atrapalhe a leitura.
  • 1 em estoque

    Peso 1016 g
    Dimensões 4 × 16 × 24 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Lindoaldo Campos compôs um livro extraordinário, fruto de uma abrangente pesquisa onde, a partir de uma imensa quantidade de fontes primárias, contrapõe-se à perspectiva de que os indígenas dos sertões do Nordeste brasileiro foram exterminados na “Guerra dos Bárbaros” ocorrida entre o final do século XVII e o início do século XVIII e não apenas apresenta o desenvolvimento da cantoria de viola a partir do século XIX no “Sertão da Poesia” centralizado por Teixeira/PB e São José do Egito/PE, lugares importantíssimos na história desta expressão da cultura popular, como defende a intrigante e revisonista tese de que se trata de um modo de vida criado pela conjugação entre a tradição poética íbero-árabe e a tradição poética do povo indígena Xukuru.
    Robustecido por abundantes fotografias, adendos e mapas indicativos das mudanças geopolíticas ocorridas nestas regiões, trata-se de um compêndio de referência fundamental para a compreensão das origens do cordel, onde pesquisadores e interessados na cultura nordestina também encontrarão detalhes sobre as datas biográficas e as obras dos mais afamados poetas da Serra do Teixeira e do Alto Sertão do Pajeú.

    SKU: 494126Categorias: Biografias, LivrosLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?