Peso | 320 g |
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Dimensões | 1 × 14 × 22 cm |
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Atmosfera, Ambiência, Stimmung
R$80,00
- Autor: Hans Ulrich Gumbrecht
- Editora: Puc Rio
- Coleção: arte fissil
- Qtd. Páginas: 174
- Isbn: 9788578660970
- Código Estoque: 273199A
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É frequente vermos manifestações do leitor comum que, tomado por certa aversão pela teoria da literatura, rejeita a abordagem acadêmica por não levar em conta o gosto e o prazer da leitura. Não se pode dizer que esteja de todo equivocado. Mas hans ulrich gumbrecht é uma voz singular na crítica contemporânea. O livro que o leitor tem em mãos se propõe a entender o que é a realidade da literatura hoje, colocando em foco precisamente a experiência do que se passa entre a literatura e o leitor. O que a literatura traz de sua materialidade histórica e o que faz na vida de quem lê ao intervir em nosso mundo? há décadas, gumbrecht situa sua pesquisa numa perspectiva ignorada pelas principais correntes das teorias da literatura como o desconstrutivismo, de um lado, e os estudos culturais, de outro e insiste na capacidade de a literatura criar efeitos de presença, não só de sentido. Não é suficiente insiste gumbrecht entender o que a literatura “diz” e “representa”: como críticos, precisamos explicitar a realidade que a literatura cria independentemente da interpretação e também do puro prazer estético. O estudo do stimmung conceito de difícil tradução, recuperado das discussões estéticas dos primórdios da modernidade está comprometido com o que o autor denomina a “ontologia da literatura”, isto é, com “o conjunto de modos fundamentais como os textos literários enquanto fatos materiais e mundo de sentido se relacionam com as realidades que existem fora deles”. No conceito se reconhecem a semântica musical do processo de afinar um instrumento, a voz e a oralidade da escrita e também o conjunto de sensações num ambiente, numa atmosfera que estabelece um continuum entre a realidade do texto literário e aquela de sua recepção. O trabalho crítico de gumbrecht se inscreve de modo idiossincrático e singular nos estudos contemporâneos dos afetos. Abre mão da interpretação e da representação como eixo de leitura e procura explicitar a experiência histórica na material