Peso | 360 g |
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Dimensões | 1 × 22 × 22 cm |
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Winterverno
R$100,00
- Autor: Paulo Leminski / Joao Suplicy
- Editora: Iluminuras
- Isbn: 857321144X
- Código Estoque: 233344B
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… “o que um dia foi meu, nunca vai ser passado”: assim termina um dos poemas deste, a rigor, último livro do Paulo. Outros virão, mas aqui ele ainda pincelou, com seu parceiro João, a forma que o livro teria. Um pouco antes de ir. Mas não é um livro, é, como deve ser, um objeto estético, um álbum de arte, graças à cumplicidade com o traço do João, que, talvez por ser poeta também, soube criar ressonâncias entre a imagem e a palavra sem que uma interferisse na outra. winterverno , mesmo com inverno dentro, tem o calor da beleza e é bom que seja assim porque, como disse alguém, confirmando o verso do Paulo, “a thing of beauty is a joy forever”
Alice Ruiz
Inverno de 94
winterverno: inverter: winterver-nos.
A energia de Leminski volta a transitar entre nós nestes escritos em situações descompromissadas, sem qualquer tentativa de “literarizar” os eventos.
Nestes haigas , ou poemas-desenhos (a categoria mais plástica da poesia oriental, segundo Blyth), o que se busca é passar o perfume de uma ideia-emoção com brevidade, humor e sentido. Os temas costumam ser os lances mais banais; coisas máximas vistas de um modo mínimo e vice-versa. Menos é mais. Por isso, tudo passa a impressão de um certo inacabamento, criando vazios que devem ser completados pelo leitor.
Leminski: “no Japão, o haiku é parte de um conjunto plástico maior: vem como integrante de um desenho que mantém com o texto relações gráficas muito íntimas”. Aqui, em simbiose com os de zen hos de João, feito fosse um acidente provocado, um relaxo caprichado, texto e imagem, traço e gesto nascem juntos. Tanto no talhe da palavra quanto no detalhe do traço, o haiga quer ser simples, conciso, rústico quase tosco, quase ingênuo.
Tudo é mostrado em takes com crueza e intensidade, mas sempre rápidos e certeiros, como tudo em