desde 1987

Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais – Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural

R$70,00

LIVRO
  • Autor: vanessa dias moretti / luis radford (orgs.)
  • Editora: LF Editorial
  • Qtd. Páginas: 315
  • Isbn: 9786555631562
  • Código Estoque: 295449A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: preservada. Páginas: conservadas..
  • 1 em estoque

    Peso 640 g
    Dimensões 2 × 17 × 24 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Tendo como temática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, o livro discute as contribuições da Teoria da Objetivação e da Teoria Histórico-Cultural para a pesquisa e o trabalho pedagógico com noções e conceitos caracterizados na comunidade internacional no contexto da Early Álgebra e tomados no Brasil, de forma geral, como conhecimento algébrico nos anos iniciais, sendo muitas vezes compreendido como aritmética generalizada. Buscando compreender melhor as relações genéticas entre aritmética e álgebra nos anos iniciais, os capítulos abordam tanto o diálogo das fundamentações teóricas com processos de generalização aritmética, generalização algébrica e pensamento algébrico, quanto os processos de objetivação implicados na aprendizagem e na organização de práticas pedagógicas e experiências de formação de professores. Em especial, os capítulos abordam generalização de padrões, cálculos com valores desconhecidos e relações entre grandezas variáveis. O livro traz novas contribuições e uma abordagem diferenciada para o ensino e a aprendizagem do conhecimento algébrico, temática que ganhou destaque no cenário educacional brasileiro a partir da explicação da álgebra como unidade temática na BNCC. A organização do livro é feita em três partes: a primeira parte apresenta diretrizes conceituais que permitem uma melhor compreensão da ação pedagógica que pode apoiar o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças. Na segunda e terceiras partes são apresentadas experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra. O livro termina com um capítulo de síntese que destaca as contribuições dos autores dos diferentes capítulos, sua aproximações e complementaridades. O livro oferece ideias concretas e fundamentos teóricos que serão importantes para pesquisadores, educadores matemáticos e professores que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos prime

    SKU: 506211Categorias: Livros, PedagogiaLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?