desde 1987

Construtivismo – Teoria Construtiva Socio-historica Aplicada Ao Ensino – Livro Do Professor

R$17,50

LIVRO
  • Autor: Jiron Matui
  • Editora: Editora Moderna (2020)
  • Tradução: ROGERIO BORGES
  • Qtd. Páginas: 247
  • Isbn: 9788516013134
  • Código Estoque: 37281B
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes nas extremidades. Folha de rosto: com assinatura do antigo dono; com manchas de oxidacao; com carimbo do antigo dono. Páginas: amareladas pela ação do tempo; com pucos riscos/grifos a caneta; amareladas na lateral do miolo. Nada que atrapalhe a leitura.
  • 1 em estoque

    Peso 460 g
    Dimensões 1 × 17 × 24 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Esta obra, escrita por Jiron Matui, professor-assistente do Departamento de Psicologia da Unesp-Assis, e publicada pela editora Moderna, em 1996, pode auxiliar, e muito, o desenvolvimento dos programas de diversas disciplinas pois, em seus quinze capítulos, esclarece com detalhes o que vem a ser construtivismo, bem como os mal-entendidos acerca do tema. Explica que o interesse pelo construtivismo, como teoria, passou excessivamente rápido de Piaget para Wallon e dele para Vygotsky, sem que tivesse ocorrido a devida assimilação de cada autor em particular. Esta obra pretende ser uma contribuição para aprimoramento do pessoal envolvido no ensino. A primeira parte, Postura Político-Construtivista, é formada por cinco capítulos: Visão do mundo e da natureza humana, Postura política, Construtivismo, Psicogênese e A dialogicidade e o método clínico- crítico. Inicia dizendo que construtivismo é antes de tudo uma nova visão do mundo e da natureza humana, assunto especialmente oportuno , de um lado, para desvelar o anacronismo das políticas pedagógicas tradicional e escola-novista, que é necessário superar, e, de outro, para fundamentar a prática construtivista, a ser consolidada. Hoje, na área da educação, duas correntes principais sobre a visão de mundo se opõem: a visão fixista e a transformista, sendo a primeira correspondente à visão da prática docente tradicional. O fixismo vê o mundo, a sociedade e a vida parados, imutáveis. Trata-se de uma visão primitiva, nascida do idealismo grego, e que não se afina com a idéia de evolução nem de dialética (Arte de argumentar ou discutir; argumentação dialogada; método que considera as coisas e os conceitos em sua conexão, encadeamento, movimento, aparição e desaparição). A visão fixista recebeu confirmação no mito da criação, em todo período medieval, e considera que as coisas foram criadas acabadas. Esse é o método metafísico de pensar: considerar como verdadeiro o que está por trás e além do concreto.

    SKU: 99740Categorias: Livros, PedagogiaLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?