desde 1987

Breve Mas Verídica História Da Pintura Italiana

R$100,00

LIVRO
  • Autor: Roberto Longhi
  • Editora: Cosac & Naify
  • Tradução: Denise Bottmamn
  • Qtd. Páginas: 188
  • Isbn: 9788575033975
  • Código Estoque: 266894A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes. Páginas: levemente amareladas pela ação do tempo; amareladas na lateral do miolo.
  • 1 em estoque

    Peso 422 g
    Dimensões 1 × 16 × 19 cm
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    Um dos maiores historiadores da arte italiana, ao lado de Giulio Argan (História da arte italiana), Roberto Longhi (1890-1970) detinha incomparável conhecimento do assunto, contribuindo, ao mesmo tempo, para a formação do método da moderna crítica de arte. Também pode ser considerado um dos maiores escritores de língua italiana do século XX, um mestre da arte de escrever sobre a arte. Sua visão extremamente original e pessoal dos rumos da arte no Ocidente explica o entusiasmo com que defende seus pontos de vista. Com estilo acalorado, Longhi concebe neste livro, antes de tudo, a ideia de uma história da pintura pura, desvinculada de qualquer ligação com a erudição histórica e literária, de qualquer tradição nacional, e vista como desenvolvimento do pensamento formal. A evolução da pintura é abordada com ousadia, quase sem datas, sem episódios biográficos ou apoio de qualquer psicologismo. Como uma primeira síntese do crítico, o livro permite entender melhor a complexidade do pensamento de Longhi no movimento contínuo entre passado e presente. A obra de arte é, antes de tudo, para ele, um conjunto de relações que revelam o contato entre épocas e personalidades diversas, sugerindo uma visão crítica geral da história da arte a partir dos valores da modernidade. Sua visão da arte italiana surge da intuição exata e precoce dos valores da arte moderna. Assim, Botticelli é o supremo artista da linha dinâmica; Leonardo é mais cientista do que pintor; Correggio, um grande desenhista, mas somente da feminilidade no seu aspecto leviano; Michelangelo, última grande expressão do desenho como linha funcional vibrante em massa de plasticidade contida, fusão de estilo plástico, de estilo linear e de perspectiva na ideia de bloco. Andrea del Sarto, Sebastiano del Piombo e o último Rafael estão no limiar do academicismo. Com este título tem início a publicação de uma série de obras do historiador, que incluirá ainda Piero della Francesca e Caravaggio.

    SKU: 509522Categorias: Artes, LivrosLoja: Loja Centro
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