desde 1987

Manuscritologia do Novo Testamento – História, Correntes Textuais e o Final do Evangelho de Marcos

R$250,00

LIVRO
  • Autor: Paulo Anglada
  • Editora: Knox Publicacoes
  • Qtd. Páginas: 190
  • Isbn: 9788561184100
  • Código Estoque: 385399A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes; com manchas de oxidação. Folha de rosto: com assinatura do antigo dono; com manchas de oxidacao. Páginas: conservadas.; riscadas/grifadas a grafite. levemente amarelado na lateral do miolo. Nada que atrapalhe a leitura.
  • 1 em estoque

    Peso 346 g
    Dimensões 3 × 14 × 21 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    As Escrituras são o fundamento da fé cristã, cuja pedra angular é Cristo Jesus. A fé reformada tem a sua mais profunda e ampla expressão no brado latino Sola Scriptura. Ela não se fundamenta em tradições, na razão, nas experiências ou na subjetividade humanas, nem em supostas novas revelações do Espírito, mas exclusivamente na revelação escrita, inspirada, infalível, inerrante e autoritativa: a Bíblia Sagrada.

    Entretanto, os documentos originais da Bíblia não foram miraculosamente preservados. Eles não foram guardados intocadamente em um cofre climatizado, para a consulta virtual dos estudiosos e tradutores. Eles logo pereceram, pelo uso da Igreja e pelo efeito do tempo, da umidade, etc. O texto original do Novo Testamento (objeto do estudo deste livro), foi preservado por meio de milhares de manuscritos em papiros, pergaminhos, versões antigas, lecionários e citações dos Pais da Igreja, os quais diferem entre si, em menor ou maior grau.

    Este livro pretende familiarizar os leitores com a história manuscrita e impressa do Novo Testamento, e com as correntes textuais mais importantes, investigando as principais pressuposições teológicas, teorias históricas e metodologias características dessas correntes; além de discutir uma das mais importantes variantes textuais do Novo Testamento: o final do Evangelho de Marcos.

    DESCRIÇÃO

    Os leitores modernos do Novo Testamento frequentemente se deparam com colchetes e notas explicativas, indicando que determinadas palavras, frases, versículos ou mesmo seções inteiras – como a passagem sobre a mulher adúltera, em João 7:53-8:11, e os últimos doze versos do Evangelho de Marcos – não se encontram, ou se encontram de forma diferente nos “manuscritos originais” ou nos “melhores manuscritos”.Como entender essa questão? O que está por trás desses colchetes e observações? Será que o texto do Novo Testamento não merece confiança? Da maneira como muitos lidam com o assunto, parece que estamos fadados à incerteza quanto ao texto grego or

    SKU: 510250Categorias: Livros, ReligiãoLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?