Peso | 366 g |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Enunciacao E Discurso – A Linguagem De Programacao Logo No Discurso Afasico
R$20,00
- Autor: Fernanda M. P. Freire
- Editora: Mercado De Letras
- Qtd. Páginas: 255
- Isbn: 9788575910184
- Código Estoque: 77258A
1 em estoque
Esse livro de Fernanda Freire permite aprender várias coisas ao mesmo tempo, num campo em que aprender é fundamental. Primeiro, que é urgente mudar de posição, teórica ou ideológica, tanto em relação a pessoas com algum tipo de ‘déficit’ quanto em relação à linguagem. Fica óbvio que AF não é um falante qualquer, mas a representação que se pode fazer dele depois desta leitura é certamente diferente da que se faria a partir de informações sobre o acidente que o vitimou. Se está mais lento, nem por isso é incapaz. Ao contrário, surpreende por sua perspicácia, e, principalmente, permite que vejamos com clareza e precisão, como se estivéssemos num laboratório, como a língua funciona de fato; por um lado, seguem-se regras que dizem respeito a sua organização interna, mas, por outro, a língua funciona em quadros sociais, cognitivos e culturais muito específicos. Muitos diagnósticos são simplesmente equivocados se essas dimensões não forem consideradas, como aqui se faz. Mas Fernanda nos ensina também que podemos usar as máquinas. O que a linguagem Logo permite não é apenas verificar se somos capazes de aprender a lidar com ela, mas, principalmente, que ela é ao mesmo tempo a ocasião para um novo aprendizado em contexto, o que é crucial para todos, e ainda mais relevante para sujeitos como AF. De fato, ela permite, visual, mecânica e verbalmente, explicitar recursos de expressão remanescentes e desenvolver outros tantos. O mais importante, talvez, seja o fato de que a ferramenta permite deixar absolutamente claras as relações entre um ‘déficit’ lingüístico ou discursivo e algum outro tipo de ‘problema’ motor, visual, ao mesmo tempo em que funciona como um espaço de atividades ‘terapêuticas’, cuja natureza não é a de um exercício ou de um teste, mas de uma atividade discursiva efetiva.