Peso | 766 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 24 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
A Mata Atlantica E Aqui – E Dai? – História e Luta da Fundação SOS Mata Atlântica
R$25,00
- Autor: Ana Augusta Rocha / Fábio Feldmann
- Editora: Terra Virgem
- Edição: 1
- Qtd. Páginas: 170
- Isbn: 8585981423
- Código Estoque: 249933A
1 em estoque
‘A Mata Atlântica é aqui. E daí?’ traça cronologicamente, da década de 50 até a atualidade, os principais problemas ambientais enfrentados pelo país, a mudança de percepção da população sobre o tema e as ações efetivas em defesa da Mata Atlântica. A obra narra a iniciativa de um grupo de jovens idealistas que, no início da década de 80, fundou a ONG Oikos, e em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica, que desde então atua na preservação e proteção desse bioma que está presente em 17 estados brasileiros e já perdeu 93% de sua cobertura original. Nas primeiras das 176 páginas do livro, a provocação do título ‘A Mata Atlântica é aqui. E daí?’ é reforçada. Os escritores mostram com textos e fotos alguns dos impactos da destruição da Mata Atlântica no dia-a-dia das pessoas; a escassez de recursos básicos da natureza como água limpa, ar puro e a conseqüente diminuição da qualidade de vida. A publicação traz também o perfil e a contribuição de pessoas que se destacaram na defesa do Meio Ambiente. Os 10 capítulos chamam a atenção para problemas ambientais que surgem já no Descobrimento do Brasil e se avolumam com os ciclos econômicos, principalmente nos últimos 60 anos, desde a construção da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, em 1947, que se tornou o emblema mundial de um desenvolvimento desumano, até o alerta do Clube de Roma, que resultou na primeira Conferência das Nações Unidas, denominada Homem e Biosfera, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972. Na segunda metade do livro, os autores tratam das soluções que também foram colecionadas neste período. Fazem um balanço dos projetos e programas desenvolvidos pela Fundação SOS Mata Atlântica ao longo desses 20 anos, assim como campanhas publicitárias e publicações que contribuíram para a conscientização dos brasileiros em relação ao tema. Encerra o livro, um manifesto lançado pela entidade, que representa um novo pacto com a sociedade.