desde 1987

A união da alma e do corpo

R$150,00

  • Autor: maurice merlau-ponty
  • Editora: Autentica
  • Tradução: silvio rosa filho / thiago martins
  • Qtd. Páginas: 171
  • Isbn: 9788582178003
  • Código Estoque: 215038A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: preservada. Folha de rosto: com manchas de oxidacao. Páginas: conservadas.. levemente sujo na lateral do miolo.
  • 1 em estoque

    Peso 320 g
    Dimensões 3 × 14 × 22 cm
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    Este livro transcreve o curso que MerleauPonty ofereceu em 1947-1948, na Escola Normal Superior (Paris). Para muito além do aspecto oficial de aulas preparatórias com vistas à seleção de professores no ensino público francês, o leitor tem em mãos um texto de primeira grandeza. Nele se ouve a dicção do professor que reflete com Malebranche, por exemplo, a entrada do irrefletido na cena filosófica; com Maine de Biran, o papel da dúvida na gênese da evidência; com Bergson, o começo de uma precisa delimitação da criatividade em história da filosofia. Assim, apresenta-se um pensamento orgânico sobre a união da alma e do corpo, sem descurar do campo temático cartesiano, especialmente pelo que este comporta de “mítico”, no sentido platônico do termo, e de “histórico”, em acepção bastante peculiar. Já na primeira aula, Merleau-Ponty dirá: “Toda a história da filosofia é uma retomada pessoal pelo filósofo do problema que ele estuda”. De modo que “a objetividade da história da filosofia só se encontra no exercício da subjetividade”, fórmula que anuncia questões retomadas em Elogio da filosofia (aula inaugural no Collège de France).Mas importa salientar que neste livro se ouve principalmente a voz do filósofo. Na unidade da reflexão, Merleau-Ponty pratica um estilo de interrogação singular em que o pensamento, longe de se apreender como “coisa”, é, em certo sentido, um “ato”. Se o leitor é convidado a satisfazer o seu gosto pela evidência e aprimorar o seu senso para ambiguidades fecundas, é porque, no fundo, “pensar é captar os resultados dos quais não temos todas as premissas”. Também para o leitor-ouvinte é preciso, portanto, fundar o pensamento possível sobre o pensamento atual, e não o inverso.

    SKU: 481539Categorias: Filosofia, LivrosLoja: Loja Centro
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