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Dragao Confabulando – Etnicidade Ideologia E Heranca Cultural Atraves Da Musica Para Koto No Brasil

R$32,50

  • Autor: Alice Lumi Satomi
  • Editora: Editora Prismas
  • Edição: 1
  • Qtd. Páginas: 251
  • Isbn: 9788555079696
  • Código Estoque: 325805A
  • Estado de Conservação: CONDICAO GERAL: BOM, CONSERVA-SE EM BOAS CONDICOES PARA O MANUSEIO DA LEITURA EM RELACAO AO ANO DE PUBLICACAO. .CAPA/CONTRA CAPA: PRESERVADAS. .PAGINAS: CONSERVADAS.
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    Peso 513 g
    Dimensões 16 × 23 × 3 cm
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    A música para koto como referência de estudo da etnicidade, ideologia e herança cultural. Essa foi a tese de doutorado em Música, especificamente em etnomusicologia, de Alice Lumi Satomi, que resultou em um instigante estudo sobre a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil. O título, à primeira vista, é inusitado. E, a autora se encarrega de desvendar o assunto, já a partir do capítulo inicial, com um título muito apropriado: “Dragão deitado na areia confabula com as ondas” (ou seja, da imagem poética do instrumento). Após explicar a estrutura física do koto, ela ressalta a forma simbólica do instrumento: o tampo superior representa o céu; e o fundo chato, a terra. As cordas, as relações humanas; uma das cavidades sonoras é chamada de poço do dragão; e a outra, tanque da fênix, uma referência aos princípios yang e yin. “Num único instrumento, podemos conferir a síntese dos fundamentos budistas, taoístas e confucionistas”, sustenta a pesquisadora. A tese defendida em 2004, detalha diferentes aspectos relacionados ao koto. De um lado, como instrumento musical, seus recursos sonoros, análise de repertório, as escolas e os compositores. De outro, as circunstâncias históricas e socioculturais dos grupos musicais nipo-brasileiros (todos de São Paulo), enfocando os praticantes da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, o grupo Miwa-kai e a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa. A pesquisa de campo foi iniciada em 1996 (a própria autora participou ativamente das aulas) e, a partir desses estudos, as três associações foram divididas em dois grupos. As duas primeiras, Associação Okinawa e o Miwa-kai (estilo Ikuta-ryu), têm em comum um comportamento de “atitudes coletivistas peculiares ao imigrante pré-guerra” e, portanto, foram agrupadas no capítulo “Surgimento e continuidade de atitudes pré-guerra”. Já a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa foi enfocada sob o título “Implantação da mentalidade pós-guerra”, envolvendo uma ex-professora do estilo Yam

    SKU: 398643Categorias: Livros, MúsicaLoja: Loja Centro
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