Peso | 239 g |
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Dimensões | 12 × 17 × 3 cm |
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Educacao E Republicanismo
R$15,00
- Autor: Flavio Brayner
- Editora: Liber Livro
- Qtd. Páginas: 144
- Isbn: 9788598843667
- Código Estoque: 357761B
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A tradição escolar republicana, cuja expressão fora anunciada logo nos dias seguintes à Revolução Francesa por Concorcet e Sain Fargeau, imaginava que a instrução pública e a educação nacional poderiam criar um “povo”: o corpo político da Nação “una e indivisível”, e que ler, escrever e contar representavam os instrumentos básicos que possibilitavam a intervenção popular na cidade. Já a república, no Brasil, ao carecer de um projeto propriamente “nacional” e em função de ter cedido às injunções dos interesses das elites provinciais, simplesmente não precisou do… “povo”! E, assim, praticamente dispensou a escola como instrumento republicano por excelência: estranha “república”, formada de republicanos envergonhados do povo, de liberais de fechada, de democratas autoritários, de cidadãos sem cidade. O resultado foi um amplo e profundo programa de exclusão social que perdura até hoje. Estranhamente situado entre o que considera o inefável e o invisível da exclusão, o conjunto de ensaios aqui reunidos vai colher na obra e no pensamento de Hannah Arendt (1906-1975) o espírito de um republicanismo escolar renovado, defendendo, de início, a ideia de que a escola moderna é um projeto inacabado e que a dívida política de nossa escola pública pode ser ressarcida com o desenvolvimento de competências para falar, pensar e julgar, numa tentativa – é verdade que cada vez mais difícil – de permitir o “tornar-se alguém” que só o aparecimento dos homens no espaço público pode permitir.