Peso | 450 g |
---|---|
Dimensões | 2 × 13 × 20 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Ética Do Profissional Da Comunicação
R$8,75
- Autor: Arantza Echaniz / Juan Pagola
- Editora: paulinas
- Coleção: Comunicacao-estudos
- Tradução: Cristina Paixao Lopes
- Qtd. Páginas: 372
- Isbn: 9788535618518
- Código Estoque: 378200A
1 em estoque
A obra de Echaniz e Pagola caracteriza-se pela qualidade da reflexão a partir dos fundamentos da ética sem cair nem no enunciado abstrato de princípios deontológicos nem num código de comportamento em geral mais jurídico do que propriamente ético. Começa por colocar a comunicação no contexto atual da sociedade marcada pela globalização e pela crescente interatividade que confere ao receptor um papel cada vez mais relevante na própria orientação e qualidade da comunicação. Nesse contexto como observar os princípios gerais da ética de beneficência não-maleficência autonomia justiça e responsabilidade? Problemas tanto mais graves quanto o comunicador no exercício de sua profissão situam-se numa estrutura de poder quase sempre despida de toda preocupação mais profunda com a ética. Na segunda parte abordam-se alguns problemas concretos da prática profissional sob diferentes aspectos que envolvem o funcionamento dos meios e a figura do jornalista. Primeiro analisa a realidade informativa a partir dos pontos de vista de certos aspectos contrapostos mas sempre complementares – os direitos e deveres do profissional da comunicação. Em seguida discute os direitos e deveres do receptor. Depois procura completar esses dois pontos de vista com propostas de auto-regulamentação surgidas dos próprios meios. Finalmente trata de duas temáticas concretas; as novas tecnologias e a comunicação no eixo Norte-Sul. Embora escrita tendo diretamente em vista a realidade espanhola a obra pela acentuação que dá aos princípios é por certo de grande auxílio para todos aqueles que enfrentam os problemas da ética da comunicação entre nós.