Peso | 370 g |
---|---|
Dimensões | 3 × 16 × 23 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Gênero Textual, Agência e Tecnologia
R$300,00
- Autor: Carolyn R. Miller
- Editora: parabola / ufpe
- Coleção: linguagem
- Qtd. Páginas: 191
- Isbn: 9788579340468
- Código Estoque: 379469A
1 em estoque
A retórica é tão antiga quanto a raça humana. Ela se baseia nas tradições clássicas da Grécia e da Roma antigas e em suas discussões sobre como o uso linguístico e a persuasão afetam as relações sociais e políticas, o que lhe confere toda a atualidade em nossos dias. As questões discutidas neste livro ― gênero, agência e tecnologia ― surgem da retórica e nela se fundamentam. Dos três conceitos em destaque nessa obra, a tecnologia é o mais “singular”. O gênero e a agência direcionam nossa atenção ao padrão, à convenção, à ação, ao caráter e à comunidade ― todos eles conceitos há muito já reconhecidos como essenciais à análise retórica. O surgimento de mídias radicalmente novas nos últimos 20 anos tem desafiado o esquema retórico tradicional. Precisamos encontrar maneiras de tornar os meios tecnológicos visíveis à análise. Aqui a tecnologia é abordada de duas maneiras analíticas diferentes: primeiro, para testar o papel do meio de comunicação e, segundo, para testar nossas intuições e suposições sobre o que significa para os humanos sermos “seres que, por natureza, respondem a símbolos”, questionamento contínuo e incessante, que continua a definir os estudos retóricos.