Peso | 708 g |
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Dimensões | 3 × 18 × 26 cm |
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Gramatica, Pra Que Te Quero?
R$61,25
- Autor: Marcos Bagno
- Editora: Aymara
- Coleção: Mundo Das Ideias
- Edição: 1
- Qtd. Páginas: 318
- Isbn: 9788578416201
- Código Estoque: M4
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Essa obra pretende contribuir para a formação docente, para que as professoras e os professores de português e de outras disciplinas conheçam mais profundamente e com melhores bases teóricas o seu objeto de trabalho, o português brasileiro. As propostas contemporâneas de educação em língua materna rejeitam veementemente o tradicional ‘ensino de gramática’, no qual a maior parte do tempo dedicado às aulas de língua era gasto com fixação de nomenclatura e análises de frases soltas e descontextualizadas. É preciso levar os aprendizes a refletir sobre a língua que usam, mas isso pode ser feito de maneira intuitiva, por meio de atividades que chamamos de epilinguísticas, sem o emprego de terminologia gramatical e sem a obsessão classificatória tradicional. É claro que a classificação pode ser apresentada, mas não como a finalidade em si mesma da educação em língua materna. Em resumo – não se deve ensinar gramática na escola (no sentido tradicional de ‘gramática’), mas quem vai ensinar na escola deve conhecer muito bem a gramática da língua. Assim como outras obras recentes dedicadas ao estudo e à descrição do português brasileiro contemporâneo, a ‘Gramática pedagógica do português brasileiro’ exibe um projeto epistemológico próprio, uma concepção de língua e de linguagem que abraça determinados construtos teóricos e rejeita outros. Além disso, traz uma inovação na produção de obras gramaticais – ela não separa a descrição histórica da descrição atual da língua, isto é, não separa a diacronia da sincronia, mas faz uma abordagem dos fenômenos linguísticos que podemos chamar de pancrônica, em que passado e presente se fundem em busca das explicações mais razoáveis para os fatos linguísticos. A obra está dividida em cinco partes, cada qual com seus capítulos específicos. A primeira parte apresenta uma concepção de língua baseada nas atuais investigações que definem a linguagem como um fenômeno sociocognitivo. A segunda parte se dedica à investigação do fenô (…)