Peso | 267 g |
---|---|
Dimensões | 13 × 20 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Homilia – espaço para comunicar esperança
R$12,50
- Autor: Helena Corazza / Edelcio Ottaviani / Leomar Nascimento de Jesus
- Editora: Paulinas
- Coleção: Pastoral da Comunicação – Teoria e Prática / Série Dinamizando a Comunicação
- Qtd. Páginas: 141
- Isbn: 9788535642988
- Código Estoque: 224142A
1 em estoque
Este livro resgata o ponto fundamental da homilia, que é um chamado para comunicar esperança. Propõe a análise do humano e o privilegia para estabelecer o diálogo com o divino e, deste, para o entorno, com vistas a um movimento comunicativo que envolve a pessoa e as linguagens necessárias para a fiel transmissão da Palavra. /nO primeiro capítulo apresenta os fundamentos e instrumentos para a realização de boas homilias. Dividido em seis tópicos principais, parte da natureza da homilia e de seu significado etimológico, para depois passar pelas tradições bíblica e eclesiástica, de aprofundamento do anúncio da Palavra, e por seus desdobramentos ao longo da história. /nO segundo capítulo agrega aos fundamentos do anúncio do Evangelho o mundo da comunicação, considerada por João Paulo II, na Encíclica Redemptoris Missio, o “primeiro areópago do tempo moderno”. Alerta para o fato de que é preciso superar uma abordagem funcionalista da comunicação, entendida apenas como “meios”, e passar à noção de comunicação como um processo, como um fenômeno que vai além dos meios e dos aparatos de informação e mostra o ser humano como um ser de relação e de comunhão. Mostra também o papel do autoconhecimento no desenvolvimento de uma boa homilia. /nO terceiro capítulo trata da “Homilia na linguagem da comunicação” de forma mais prática. Mostra que, ao preparar uma homilia, anúncio da Palavra de Deus, o importante é lembrar que esta Palavra passa pela linguagem humana, pela cultura, pela pessoa que comunica, pelo contexto que a cerca. Dessa forma, importa ter em conta o ambiente, o contexto eclesial, a realidade e a vivência dos fiéis, seu entorno cultural e as diferentes influências de pensamento a que estão expostos, incluindo a mídia.