Peso | 321 g |
---|---|
Dimensões | 16 × 23 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
Metodologia Processo De Producao Registro E Relato Do Conhecimento
R$11,25
- Autor: Ofelia M. G. Charoux
- Editora: Dvs
- Qtd. Páginas: 127
- Isbn: 9788588329324
- Código Estoque: 340117A
1 em estoque
Elaborado com o objetivo de oferecer embasamento metodológico para a realização de monografias e trabalhos acadêmicos, este guia visa facilitar o processo de produção do conhecimento. Muitos dos manuais da área de Metodologia de Pesquisa acabam por tornar-se um obstáculo a mais aos alunos de graduação e pós-graduação na realização dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). A autora entende que se deve trabalhar para facilitar ao máximo a compreensão da metodologia, fazendo com que o aluno compreenda que suas regras não são gratuitas e desnecessariamente complexas; ao contrário, servem para compor a base sobre a qual se edificará uma sólida compreensão sobre os fenômenos das diferentes áreas do conhecimento. Cada um dos capítulos do guia foi redigido com o propósito de descomplicar o processo, levando-se em conta que metodologia é meio e não fim. Lógica e rigor, acompanhados de clareza, engenho e criatividade do pesquisador, devem ser os critérios balizadores da produção do conhecimento. O LIVRO PODE SER ÚTIL TANTO A ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO BEM COMO A PROFESSORES ORIENTADORES DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, PARA OS QUAIS O DOMÍNIO DA METODOLOGIA É INDISPENSÁVEL O texto foi moldado por anos de experiência como docente da disciplina Metodologia Científica, período no qual foi possível identificar os aspectos críticos nos quais se concentram as principais dúvidas dos alunos. Cada instituição de ensino pode, em certa medida, adaptar as normas de produção de trabalhos acadêmicos segundo seus propósitos. No caso desta obra, dados o contexto e os objetivos segundo os quais se desenvolve a produção acadêmica dos alunos, voltada, sobretudo, à obtenção de respostas e resultados aplicáveis à gestão ou à ampliação de conhecimento sobre algum processo ou à melhoria de uma prática, julgou-se indicado um texto de orientação o mais leve possível e, ao mesmo tempo, capaz de evitar o perigoso tratamento dado à metodologia como apenas um conjunto de regras para formataç