Peso | 383 g |
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Dimensões | 3 × 16 × 23 cm |
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Narrativa Autobiográfica como Prática de Formação Continuada e de Atualização de Si – Os Grupos-Referência e o Grupo Reflexivo na Mediação da Constituição Identitária Docente
R$40,00
- Autor: Gilvete de Lima Gabriel
- Editora: CRV Editora
- Edição: 1
- Qtd. Páginas: 156
- Isbn: 9788580421880
- Código Estoque: 222536A
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Como possibilitar o aflorar da expressão e das múltiplas vozes que compõem esse complexo e diversificado mosaico cultural existente no curso de Pedagogia da UFRR? Quais os caminhos teórico-metodológicos que propiciarão a formação do professor? Como promover a formação de professores considerando os diferentes contextos e espaços educativos, momentos históricos e a história de vida de cada um? O que permitirá a nova apreensão dos limites e das possibilidades para a formação do professor ao retornar à UFRR? A partir desses questionamentos, decidi introduzir nas disciplinas que lecionei atividades pedagógicas tendo a abordagem biográfica como referência. A prática de trabalhar com a narrativa autobiográfica na formação inicial permitiu-me constatar que a escrita das narrativas possibilitou aos alunos a conscientização de sua formação acadêmico-profissional e a identificação, ou não, com essa formação. Possibilitou, ainda, o reconhecimento das influências recebidas, para uma assunção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal/profissional. A cada semestre, essas atividades iam revelando que a construção de possíveis alternativas pedagógicas se dá no cotidiano da prática educativa, reunindo diferentes personagens, cenários e condições sociais de trabalho. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que, à medida que eles se conscientizavam das diferentes práticas educativas que estavam presentes nas escolas visitadas, indicavam também a opção teórico-metodológica em relação ao seu fazer pedagógico, ou seja, ao compreender o presente se lançavam para o futuro numa perspectiva construtiva. Desse modo, os alunos tiveram a chance de aprender o que enfatiza Ricoeur “a ler o próprio tempo às avessas, como a recapitulação das condições iniciais de um curso de ação nas suas conseqüências terminais