desde 1987

Narrativa Autobiográfica como Prática de Formação Continuada e de Atualização de Si – Os Grupos-Referência e o Grupo Reflexivo na Mediação da Constituição Identitária Docente

R$40,00

LIVRO
  • Autor: Gilvete de Lima Gabriel
  • Editora: CRV Editora
  • Edição: 1
  • Qtd. Páginas: 156
  • Isbn: 9788580421880
  • Código Estoque: 222536A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes nas extremidades. Folha de rosto: com manchas de oxidacao. Páginas: conservadas.. Com Manchas de Oxidação na Lateral do Miolo / Com Pequenos Furos na Folha de Rosto. Nada que atrapalhe a leitura.
  • 1 em estoque

    Peso 383 g
    Dimensões 3 × 16 × 23 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Como possibilitar o aflorar da expressão e das múltiplas vozes que compõem esse complexo e diversificado mosaico cultural existente no curso de Pedagogia da UFRR? Quais os caminhos teórico-metodológicos que propiciarão a formação do professor? Como promover a formação de professores considerando os diferentes contextos e espaços educativos, momentos históricos e a história de vida de cada um? O que permitirá a nova apreensão dos limites e das possibilidades para a formação do professor ao retornar à UFRR? A partir desses questionamentos, decidi introduzir nas disciplinas que lecionei atividades pedagógicas tendo a abordagem biográfica como referência. A prática de trabalhar com a narrativa autobiográfica na formação inicial permitiu-me constatar que a escrita das narrativas possibilitou aos alunos a conscientização de sua formação acadêmico-profissional e a identificação, ou não, com essa formação. Possibilitou, ainda, o reconhecimento das influências recebidas, para uma assunção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal/profissional. A cada semestre, essas atividades iam revelando que a construção de possíveis alternativas pedagógicas se dá no cotidiano da prática educativa, reunindo diferentes personagens, cenários e condições sociais de trabalho. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que, à medida que eles se conscientizavam das diferentes práticas educativas que estavam presentes nas escolas visitadas, indicavam também a opção teórico-metodológica em relação ao seu fazer pedagógico, ou seja, ao compreender o presente se lançavam para o futuro numa perspectiva construtiva. Desse modo, os alunos tiveram a chance de aprender o que enfatiza Ricoeur “a ler o próprio tempo às avessas, como a recapitulação das condições iniciais de um curso de ação nas suas conseqüências terminais

    SKU: 296767Categorias: Livros, PedagogiaLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?