Peso | 285 g |
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Dimensões | 3 × 14 × 21 cm |
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O conceito de crítica de arte no romantismo alemão
R$35,00
- Autor: Walter Benjamin
- Editora: Iluminuras
- Edição: 3
- Qtd. Páginas: 144
- Isbn: 9788585219604
- Código Estoque: 303901B
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A poesia romântica é uma poesia universal progressiva. Sua determinação não é apenas a de reunificar todos os gêneros separados da poesia e estabelecer um contato da poesia com a filosofia e a retórica. Ela também quer, e deve, fundir às vezes, às vezes misturar poesia e prosa, genialidade e crítica, poesia artística e poesia natural…
Schlegel
Este livro é a tese de doutorado de Walter Benjamin escrita entre 1917-1919 em Berna, Suíça. Benjamin decidiu “fugir” para escapar do alistamento no exército alemão durante a Primeira Grande Guerra. Aproveitou a estadia na Suíça para escrevê-la, pois essa “convenção”, segundo suas palavras, era absolutamente necessária ao ingresso na carreira acadêmica, da qual teve de desistir mais tarde.
O texto se ressente dos limites impostos por essas condições de produção. Os leitores acostumados à prosa poética de Benjamin poderão ficar surpresos diante deste texto acadêmico e rebuscado; mas, se persistirem na leitura, descobrirão, como num instigante jogo de esconde-esconde, não só uma análise filosófica do primeiro Romantismo alemão, inovadora para a época, mas também alguns dos temas e dos conceitos prediletos de sua reflexão posterior. Com efeito, as afinidades entre Benjamin e os românticos são muitas; podem ser reagrupadas segundo dois eixos principais: primeiro, uma filosofia da linguagem que repousa sobre uma concepção não instrumental da linguagem e sobre uma teoria soteriológica da crítica e da tradução; segundo, uma filosofia da história que busca uma relação não meramente causal, mas de intensidade entre a verdade de uma obra e sua inserção histórica, no horizonte mais amplo de um “messianismo romântico” que deseja pensar, ao mesmo tempo, religião e revolução. Este último momento, tão essencial para o futuro Benjamin, só aparece nas entrelinhas desta obra, numa ascese certamente imposta pelo gênero “tese de doutorado”, mas também autoescolhida por um autor desde sempre avesso a especulações apressadas e generalizadora