Peso | 196 g |
---|---|
Dimensões | 13 × 18 × 3 cm |
Condição | |
Formato | |
Ano | |
Idioma |
O Uso De Simbolos Sugestoes Para A Sala De Aula
R$11,25
- Autor: Maria Celina Cabrera Nasser
- Editora: Paulinas
- Coleção: Temas Do Ensino Religioso
- Qtd. Páginas: 95
- Isbn: 9788535617528
- Código Estoque: 334873C
1 em estoque
Competente pesquisadora na área da simbologia, a autora oferece, com a necessária fundamentação teórica, um guia prático para trabalhar o tema em sala de aula, em especial na disciplina do Ensino Religioso; compreender que a religiosidade é parte integrante do ser humano e que ela se expressa numa grande diversidade de formas simbólicas é indispensável para que os jovens sejam educados numa perspectiva de respeito em relação à diversidade religiosa e, por conseguinte, à toda diversidade; nessa perspectiva, o Ensino Religioso se qualifica como um poderoso instrumento da aceitação do diferente, que está na base da paz, no mundo globalizado e pluralista em que vivemos; partindo de conceitos básicos, elaborados por grandes autores, como Johan Herder (abordagem antropológica da linguagem), Ernst Cassirer (para quem o ser humano é um “animal simbólico”), Rubem Alves (a visão da linguagem como expressão da alma), Julia Kristeva (a linguagem em uma perspectiva histórica) e, finalmente, Lima Vaz (o ser humano é ser de relações, entendido na ótica da psicologia junguiana), a autora esclarece o referencial teórico de seu trabalho; finalmente, discute o uso dos símbolos nas religiões, criticando duramente sua materialização na tradição cristã e propondo uma releitura dos grandes símbolos religiosos, como a cruz, a maçã – fruto proibido, o peixe, a estrela, de cinco (o pentagram) e de seis pontas (o hexagrama); em conclusão, com base na conhecida tese de Hans Küng, a proclamação de que a paz depende do acolhimento de uma ética universal que tem seu apoio nas religiões.