Peso | 447 g |
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Dimensões | 16 × 23 × 3 cm |
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Pedagogia Filosofica – Cercanias De Um Dialogo
R$50,00
- Autor: Claudio Almir Dalbosco
- Editora: Paulinas
- Coleção: Educacao Em Foco
- Edição: 1
- Qtd. Páginas: 231
- Isbn: 9788535604863
- Código Estoque: 321341A
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A obra compõe-se de oito ensaios relativamente independentes mas todos vinculados aos projetos de pesquisa – Teorias da Ação e Educação e Iluminismo e Pedagogia – o primeiro inserido na linha de pesquisa Fundamentos da Educação do PPG em Educação e o segundo no Curso de Filosofia e ambos ao Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (Nupefe) da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Começa por mostrar que dentro da problemática atual da educação é preciso restabelecer e estreitar a relação entre filosofia e pedagogia sobre novas bases; uma nova epistemologia dialógica. Se na tradição clássica tal relação se dava com fundamento em pressupostos metafísico-Essencialistas na Idade Média sob orientação dos princípios teológicos e na modernidade na perspectiva da epistemologia científico-instrumental hoje se encontra precarizada e fragilizada pelo realismo positivista que domina teórica e Práticamente o quotidiano pedagógico. Do conhecimento dessa realidade e insatisfeito com ela o autor colhe a tarefa de resgatar a relação entre filosofia e pedagogia assentando-a sobre nova base a natureza dialógica da ação humana como momento de realização do próprio sujeito humano. A questão das fronteiras entre filosofia e pedagogia já vem de longe. Atualmente porém no contexto das renovadas críticas à racionalidade cartesiana moderna e ao positivismo o tema do estatuto epistemológico da pedagogia assume nova relevância sobretudo no referente ao campo próprio da pedagogia e aos procedimentos teórico-Métodológicos adequados à sua compreensão e prática. Sendo assim qual é o fio condutor para tornar produtiva a tensão entre filosofia e pedagogia? Ele consiste – e esta é a hipótese geral que perfila a diversidade dos oito ensaios – em tomar o conceito de ação humana como ponto de cruzamento entre ambas. Partindo dos conceitos de educação pedagogia e filosofia o autor os aproxima como formas equivalentes de análise da realidade concreta da ação humana vista como auto-realização do sujeito e