desde 1987

Português no Ensino Médio e Formação do Professor

R$20,00

LIVRO
  • Autor: Clecio Bunzen / Márcia Mendonça (orgs)
  • Editora: Parábola
  • Coleção: Estratégias de ensino 02
  • Qtd. Páginas: 255
  • Isbn: 9788588456518
  • Código Estoque: 27406B
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes; com manchas de oxidação. Folha de rosto: com assinatura do antigo dono; com manchas de oxidacao; com carimbo do antigo dono. Páginas: conservadas.. levemente amarelado na lateral do miolo.
  • 1 em estoque

    Peso 514 g
    Dimensões 1 × 16 × 23 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Esse livro discute com professores e pesquisadores o ensino de língua materna no ensino médio. Ele surgiu de inquietações, dúvidas, anseios de professores e/ou formadores de professores com quem os 12 capítulos do livro dialogam. Além de responder aos desafios postos pela sala de aula, uma segunda razão dessa obra é a carência de estudos voltados especificamente para o ensino de língua materna no ensino médio. Se muitas pesquisas aplicadas ao ensino já se debruçaram sobre a realidade do ensino fundamental I e do ensino fundamental II, isso não se repete para a etapa posterior de escolarização. A terceira motivação vem das estatísticas oficiais, que apontam uma situação constrangedora: o percentual de brasileiros com idade entre 15 e 17 anos (faixa de idade dos que deveriam estar cursando o EM) que efetivamente estão matriculados neste nível de ensino é de 43,1%, segundo dados de 2003. Em 2001, dos brasileiros com idade ideal para cursar o ensino médio, 1 milhão cursava ainda o ensino fundamental, ou cursos profissionalizantes, e aproximadamente 5 milhões estavam fora da escola. Com o intuito de não só apontar os problemas relativos ao ensino de língua materna no contexto do ensino médio, mas de discutir alternativas de encaminhamento, o livro pretende servir como subsídio para a formação docente, inicial e continuada, na busca da melhoria da qualidade de ensino nesse nível de escolarização. Os artigos dessa obra têm um caráter peculiar: além de discutirem questões sobre o ensino de leitura, literatura, produção de texto, análise linguística e avaliação, propõem atividades (de reflexão, de sistematização, de problematização) para o professor em formação.

    SKU: 78431Categorias: Linguística, LivrosLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?