desde 1987

Teoria da Literatura V. 01

R$35,00

LIVRO
  • Autor: Vitor Manuel de Aguiar e Silva
  • Editora: Livraria Almedina / Coimbra
  • Edição: 8
  • Qtd. Páginas: 817
  • Código Estoque: 156461A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes nas extremidades. Folha de rosto: com riscos; com manchas de oxidacao. Páginas: levemente amareladas pela ação do tempo; amareladas na lateral do miolo. Nada que atrapalhe a leitura.
  • 1 em estoque

    Peso 1147 g
    Dimensões 16 × 23 × 4 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    PREFÁCIO Um livro científico-didáctico que não se renove, com o espírito de rigor que deve caracterizar a docência e a investigação universitárias, é um livro condenado a morte breve. Assim, naturalmente, reescrevemos de novo, na sua maior parte, esta nossa obra, cuja primeira edição foi publicada em 1961. Na última década, a Teoria da Literatura, em particular no seu interface com outras disciplinas, conheceu profundas modificações. Nesta edição, procurámos informar o leitor sobre tais modificações, expondo e analisando novos conceitos, novas orientações metodológicas e novas construções teóricas. O conhecimento científico progride e consolida-se através da elaboração, da discussão e da eventual convalidação de novas teorias ? não por idolatria da novidade, mas por uma exigência inderrogável da própria racionalidade científica. A consciência de que, no âmbito das ciências empíricas, não existem teorias definitivas, teorias imutavelmente “verdadeiras”, deveria ser o pressuposto epistemológico fundamental de todo o ensino universitário. A racionalidade cientifica, todavia, se é incoadunável com o fixismo teorético, é incompatível também com qualquer espécie de cepticismo ou de relativismo gnoseológicos que impliquem a corrosão dospróprios fundamentos dessa racionalidade e gerem a confusão anarquizante de conceitos, métodos, etc. Estes problemas revestem-se da maior relevância na transmissão escolar do conhecimento científico, porque está em causa nesse processo não só a natureza e a qualidade dos conteúdos cognitivos comunicados, mas também uma “lição”, implícita senão explícita, sobre a lógica e a axiologia desse mesmo conhecimento. Um livro científico-didáctico não deve ser nem um formulário reducionista, nem um manualdogmatizante, nem um repositório heterogéneo e caótico de informações, destituído de coerência teorética.

    SKU: 230832Categorias: Literatura Estrangeira, LivrosLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?