desde 1987

Trabalhos De Pesquisa – Diarios De Leitura Para A Revisao Bibliografica

R$20,00

LIVRO
  • Autor: Anna Rachel Machado (coord.)
  • Editora: Parabola
  • Coleção: Leitura E Producao De Textos Tecnicos E Academicos
  • Qtd. Páginas: 150
  • Isbn: 9788588456693
  • Código Estoque: 233770A
  • Estado de Conservação: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes; com manchas de oxidação. Folha de rosto: com assinatura do antigo dono; com manchas de oxidacao; com carimbo do antigo dono. Páginas: conservadas.. Com Oxidação na Lateral do Miolo.
  • 1 em estoque

    Peso 386 g
    Dimensões 3 × 17 × 24 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    O diário de leitura ― produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma “conversa” com o autor do texto que está sendo lido ― é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa ― Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a escrita do diário de leitura como um instrumento por meio do qual se pode empreender a leitura de qualquer tipo de texto e produzir reflexões e impressões escritas. Depois de muitos anos de pesquisa e de prática pessoal e com seus alunos, as Autoras estão convictas de que o diário de leitura constitui um novo espaço de diálogo com o texto, um espaço totalmente privado, onde o diarista pode adotar uma linguagem informal e se posicionar livremente. O professor, por sua vez, para lançar mão desse instrumento de reflexão e de ensino, deverá possibilitar a construção de um espaço de discussão das impressões registradas nos diários pelos alunos. Por meio deles, podem-se desenvolver inúmeros atos de linguagem: manifestar compreensão ou incompreensão sobre o que o texto lido diz; sintetizar ou fazer paráfrases para confirmar a compreensão; pedir esclarecimentos ou fazer perguntas, quando não se compreendem alguma palavra, algum trecho ou o conteúdo global do que é dito; pedir que o interlocutor justifique ou exemplifique alguma afirmação; concordar ou discordar de determinada posição; acrescentar argumentos favoráveis à posição do interlocutor; apresentar argumentos contrários a ela; dar exemplos sobre o que ele afirma; emitir avaliação ― positiva ou negativa ― sobre o que o interlocutor diz ou sobre a forma como diz; expressar reações e emoções; relacionar o que é dito a alguma experiência pessoal; etc. São exatamente todos esses atos ― e muitos outros ― que podemos, ao ler um texto, registrar por escrito em um diário de leitura. Será que um aluno, ao interpretar textos em atividade

    SKU: 307889Categorias: Livros, PedagogiaLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?