desde 1987

Um Bau De Simbolos Na Sala De Aula

R$12,50

LIVRO
  • Autor: Eunice Simoes Lins Gomes
  • Editora: Paulinas
  • Edição: 1
  • Qtd. Páginas: 71
  • Isbn: 9788535635317
  • Código Estoque: 265907A
  • Estado de Conservação: CONDICAO GERAL: BOM, CONSERVA-SE EM BOAS CONDICOES PARA O MANUSEIO DA LEITURA EM RELACAO AO ANO DE PUBLICACAO. .CAPA/CONTRA CAPA: PRESERVADAS. .FOLHAS DE ROSTO: COM ASSINATURA DO ANTIGO DONO. .PAGINAS: CONSERVADAS.
  • 1 em estoque

    Peso 207 g
    Dimensões 14 × 21 × 3 cm
    Condição

    Formato

    Ano

    Idioma

    Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos. A imagem é sempre, por ela mesma, portadora de um sentido que não deve ser procurado fora da significação imaginária, porque ela não é um símbolo arbitrariamente escolhido, mas é sempre intrinsecamente motivado, é sempre símbolo./nAo contrário da estrutura do pensamento moderno, marcada pelo racionalismo positivista que elimina o mito e minimiza o seu papel, encontramos na Teoria do Imaginário, proposta por Durand, o equilíbrio entre razão e imaginação, e é nela que a autora se apoia para desenvolver essa técnica de ensino, projetando as imagens numa total gratuidade, seja na forma epistemológica ou pedagógica. /nNão por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal qual em contos de piratas em busca do tesouro escondido. O tesouro imaginário, embora escondido, é extremamente atuante e mobilizador dos anseios, sejam tanto dos educandos quanto dos educadores.Ao trabalhar com a teoria geral do imaginário, a autora motiva-os para uma nova forma de percepção – não mais pelo paradigma cartesiano da uniformidade dos conceitos -, na medida em que essa teoria induz a pistas para uma construção pluri, trans e meta-disciplinar, evidenciando o caráter basal que a linguagem simbólica possui. Aplicando a técnica “um baú de símbolos na sala de aula”, o educador estará revelando o papel formativo que as imagens assumem ao possibilitar a integração da dimensão cognitiva e simbólica, da razão e sensibilidade, do racional e simbólico, bem como ao ressaltar a função educativa da imaginação, entendida como faculdade que assume

    SKU: 339709Categorias: Filosofia, LivrosLoja: Loja Centro
    O que deseja solicitar?